
Medicina do Viajante
A globalização da economia e a facilidade de transporte fez com que as viagens internacionais, antes restritas à uma pequena parcela da população, se tornassem mais freqüentes e comuns, levando as pessoas para lugares diferentes, exóticos, e, em alguns casos, até inóspitos, com riscos inegáveis para a saúde dos indivíduos.
Hoje em dia, uma parcela cada vez maior da população total dos viajantes, é representada por pessoas que viajam a serviço, como os executivos de empresas nacionais e multinacionais.
Outro fator que precisa ser levado em conta é que, os riscos de infecções não se restringem aos países em desenvolvimento. Surtos de doenças infecciosas vivem ocorrendo em todos os locais do planeta e a Influenza é um bom exemplo disto.
Antes de qualquer viagem é imprescindível fazer-se uma boa prevenção. Sem sombra de dúvida, é muito importante a orientação médica realizada previamente a viagem e o ato médico que proporciona a melhor relação custo / benefício é a vacinação.
A equipe médica da CIME-PREV está capacitada para atender este tipo de paciente, o viajante, orientando sobre :
- As patologias relacionadas com o meio de transporte e com as mudanças geográficas como altitude, clima e fuso horário;
- Os riscos das doenças infecto-contagiosas e dos acidentes com animais peçonhentos porventura prevalentes no percurso ou destino da viagem;
- Imunização para o viajante nas viagens dentro do território nacional e para outros países.