
Vacinação
As vacinas estão entre as 10 maiores descobertas da Medicina no último século e responsáveis pela redução da morbimortalidade e pelo crescimento da população.
A vacinação tem impactos positivos na saúde, na responsabilidade social das empresas e na economia, iniciando por si só, um círculo vicioso e produtivo de qualidade de vida.
Do ponto de vista da Medicina do Trabalho, o objetivo principal é manter o trabalhador protegido e saudável, menos suscetível a doenças evitáveis por meio de vacinação e não dispender os recursos para tratar apenas trabalhadores adoentados.
Sob o ponto de vista dos trabalhadores, o benefício consiste em reduzir a probabilidade de adoecer, e assim não causar despesas adicionais devido às medidas de suporte, à aquisição de medicamentos e à perda de remuneração.
Nas empresas os objetivos fundamentais da vacinação são:
- Prevenir doenças relacionadas diretamente às condições e a ambientes de trabalho
- Prevenir doenças que interferem diretamente na capacidade dos trabalhadores.
- Prevenir doenças freqüentemente encontradas na comunidade e que podem afetar o trabalhador e seu ambiente de trabalho.As vacinas aplicadas nos trabalhadores podem ser divididas em:
- Vacinas de uso geral: aquelas que são indicadas independentemente da ocupação ou exposição a riscos específicos. Entre elas vacinas com proteção a tétano , difteria, hepatite B e influenza.
- Vacinas de uso geral com indicação especial: são vacinas de uso geral, mas que devido à natureza do trabalho , são indicadas especificamente.
As campanhas de vacinação poderão ser realizadas na empresa ou na sede da CIME-PREV, ficando a escolha à critério da empresa.